Muitas pessoas , membros , Pastores e Teólogos , no século presente tem buscado o verdadeiro significado da Escrituras , do real sentido da palavra de D´us , e tem até mesmo se debruçado diante de livros apostilas pregações e também até mesmo ocupado parte do seu tempo para se dedicar á um bom curso de líguas em que a Bíblia foi escrita , Hebraico , Aramaico e Grego que possa lhe dar uma estabilidade e condições para se ter uma melhor compreenção da palavra do Eterno .
Mas antes de tudo devemos tomar muito cuidado com a palavra do Eterno , porque muitos dos seus contextos em seu sentido real , muitas das vezes não irá sustentar toda teologia formada e pré-concebida que nós temos , antes de fazermos uma exegese da palavra de D´us devemos nos abster de todo sofisma e conceitos pré-concebidos . Para compreendermos a palavra de D´us , em seu real sentido devemos estar preparado para encarar a realidade e a verdade que ela nos revela , não devemos pegar um versículo isolado do seu contexto e criarmos uma doutrina. .
Na realidade , muitas pessoas tem dificuldade para compreender a relação de Yeshua ( Jesus ) , e o apostolo Shaul ( Paulo ) com a Torah ( Lei ) de Mosheh . Se perguntarmos a qualquer crente salvo ou até mesmo uma pessoa não devota , a relação de Jesus e Paulo com a Lei , logo afirmarão que Jesus veio para acabar com a Lei de Moisés , e que Paulo foi o fundador do Cristianismo . Na verdade essa afirmação será um grande equívoco .
vej: Mt. 5.17,18 “ Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim destruir , mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
Parece que há um paradoxo , na palavra do Rabino de Nazaré , 1º ele diz que não veio destruir a lei e nem os profetas , mas veio para cumprir , 2º ele diz que até que o céu e a terra passem nem um j que na verdade é a letra yud do alfabeto hebraico ou um til que na verdade é um traço , se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido .
A pegunta é , se Jesus ele cumpriu tudo porque o céu e a terra não passou ?
Vamos analisar , a palavra destruir no grego é , ( καταλυσαι ) , katalisai quer dizer anular , abolir , destruir , desfazer , revogar etc , enquanto que cumprir é (πληρωσαι ) , plerosai quer dizer completar , acrescentar , aperfeiçoar , plenificar , etc .
Jesus ele em momento algum foi contra a Torah , ele a amava porque sabia que essa era a palavra verdadeira de seu Pai , e que ele não pôde suportar , foi o fardo e jugo pesado colocado pelos ( parushim )e os ( tzeduquim ) , faizeus e saduceus . Jesus amava a palavra de Adonai , ele mesmo disse , Jo 5.39 “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam “ . E que escritura era essa , se até então o Novo Testamento ainda não havia sido escrito ? Obviamente que ele fala da Lei , Profetas e Salmos .
A verdade é que querendo ou não toda a teologia que nós temos hoje em mãos de um modo geral é fruto de um pensamento Greco-Romano , carregada de ensinamentos anti-semita , de um pensamento tedencioso e equivocado . Os chamados Pais da Igreja , muitos dos quais carregados de sentimentos anti-semitas , acabaram desenvolvendo muitas correntes teológicas equivocada , e isso resultou no distanciamento da Igreja com Israel , quando na verdade o apostolo Paulo diz em Rm 11 , que nós não substituímos Israel mas fomos enxertados nessa figueira e feito participante da raiz e da seiva da oliveira . O conceito de a Igreja como sendo o Israel de D´us foi algo equivocado pelos pais da Igreja vejamos:
Relembrando um pouco da História da Igreja
Mas, Por que então a Igreja gentílica se separou de Israel e
de seu contexto original?
No ano 70 d.C. Tito incendeia O Templo, Jerusalém e
decreta a expulsão dos judeus da Judéia.
No ano 115 d.C.Inácio de Antioquia declarou que o gentio
cristão deveria se opor ao judeu não crente
No ano 132 d.C. Rabino Akiva declara ser Bar Kochba o
Messias de Israel. Fato importante para a separação Ig.xIs.
No ano 135d.C. o Imperador Adriano muda o nome de
Israel para Palestina e Jerusalém para Aelia Captolina
( Capital do Sol)_
312d.C. Constantino declara a Religião Cristã como sendo do Estado
313 d.C. Justino declarou: Somos o Israel de D’us (Dial.11,5;cf.100,)
Inicia-se o processo da Teologia da “Substituição”
313d.C.Édito de Milão que coloca as sinagogas fora da lei
323/5 d.C. I Concílio de Nicéia ( credo, separação de Israel,
e dos judeus messiânicos, Bispo
Marcião é contra os símbolos judaicos e o Bispo Crisóstomo
escreveu sermões, nos quais acusa os judeus de Deicídio.
416 d.C. Papa Inocêncio publica que devia guardar e jejuar
no domingo
431 d.C. Introdução do Culto a Maria –Conc. De Efeso
538 d.C. Concílio de Orleans reforça a guarda do domingo
590 d.C. Papa Gregório qualifica de anti-Cristo aquele que
ensinasse a guarda do sábado
787 d.C. Veneração das imagens – II Conc. de Nicéia
Devemos entender que Jesus de maneira alguma ele poderia derrubar ou ser contra , a peça central da fé e da cultura do povo de Israel .
Os pais de Jesus foram freqüentadores assíduos do Templo , devotos a palavra de D´us , observantes da Lei de Moisés , e como bons pais ensinaram e educaram a Jesus dentro de um contexto judaico , não tem como ver e entender Jesus fora de seu contexto judaico . Na verdade Jesus ele era judeu , viveu como judeu , comeu como judeu , respeitou boa parte do Judaísmo de sua época quanto a expectativa do Messias . O Messias esperado por Israel foi um judeu ele não poderia vir de outra nação ou povo , tinha que ser judeu e viver como judeu , do contrário não poderia ser o Messias . Os seus apóstolos eram todos sem exeções judeus , viviam como judeu , respeitavam a Lei de Moisés , se reuniam em todos os Shabat para aprender a Lei e os Profetas , observavam as leis alimentares , a prática da circuncisão , continuaram a fazer suas orações no templo conforme Jo 3 .
As escrituras é bem clara quando fala sobre esses assuntos , devemos analisar a escrituras com cuidado para não acabarmos comprometendo a nossa fé .
Há um porém , os gentios eles não precisam carregar um fardo pesado , como o povo de Israel , em Atos 15.20,21 diz Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue. Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas .
Em Rm 7.12 , diz : E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.
A finalidade desse conceito , não é judaizar a igreja se fosse o caso essa sim já estaria judaizada muito tempo quando guardasse a lei do dízimo , que quase não é citado no NT , mas dão-se grande ênfase . Mas é para entendermos que ainda existe um Israel e existe uma Igreja , ambos formam a família de D´us , que existe uma Lei que não foi suplantada e nem tão pouco abolida .
Jesus voltará para buscar um Igreja lavada e remida no sangue do cordeiro , e não uma Igreja com mácula , com ruga e carrapicho .
È tempo de voltarmos as raízes da Igreja do 1º século . Que possamos dizer :
Baruch Haba BeShem Adonai!!!
Autor : Luciano Reis
2 comentários:
Luciano Reis.
FICO ALEGRE DE VER PESSOAS COMO VOCÊ, VINDO DE PÚBLICO FALAR VERDADEIRAMENTE,O QUE NOSSO MESTRE YESHUA PREGAVA. MAS FICO TRISTE POR OUTRO LADO EM VER TAMBÉM PESSOAS COM O MESMO PENSAMENTO,PERTENCENDO A DENOMINAÇÕES RELIGIOSAS E NÃO A SUA ORIGEM.
GOSTARIA MUITO DE VER ESSE BLOG FALANDO DESTE ASSUNTO.
PARABÉNS PELO BLOG E DESDE JÁ VOCÊ GANHOU UM LEITOR, FICA COM O ETERNO.
FRANCISCO MENDES BADÚ
no blogge do conselho estadual de apoio a cidadania e participação estarei divulgando o seu blogger
Postar um comentário