sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O Conceito de Lei e Graça


Muitas pessoas , membros , Pastores e Teólogos  , no século presente tem buscado o verdadeiro significado da Escrituras ,  do real sentido da palavra de D´us , e tem até mesmo se debruçado diante de livros apostilas pregações e também até mesmo ocupado parte do seu tempo para se dedicar á um bom curso de líguas em que a Bíblia foi escrita , Hebraico , Aramaico e Grego  que possa lhe dar uma estabilidade e condições para se ter uma melhor compreenção da palavra do Eterno .


Mas antes de tudo devemos tomar muito cuidado com a palavra do Eterno , porque muitos dos seus contextos em seu sentido real , muitas das vezes não irá sustentar   toda  teologia formada e pré-concebida que nós temos , antes de fazermos uma exegese da palavra de D´us devemos nos abster de todo sofisma e conceitos pré-concebidos . Para compreendermos a palavra de D´us , em seu real sentido devemos estar preparado para encarar a realidade e a verdade que ela nos revela , não devemos pegar um versículo isolado do seu contexto e criarmos uma doutrina. .


Na realidade , muitas pessoas tem dificuldade para compreender a relação de Yeshua ( Jesus ) , e o apostolo Shaul ( Paulo ) com a Torah ( Lei ) de Mosheh . Se perguntarmos a qualquer crente salvo ou até mesmo uma pessoa não devota , a relação de Jesus e Paulo com a Lei , logo afirmarão que Jesus veio para acabar com a Lei de Moisés , e que Paulo foi o fundador do Cristianismo .  Na verdade essa afirmação  será um grande equívoco .

vej: Mt. 5.17,18  “ Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim destruir , mas cumprir.  Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.

Parece que há um paradoxo , na palavra do Rabino de Nazaré , 1º ele diz que não veio destruir a lei e nem os profetas , mas veio para cumprir , 2º ele diz que até que o céu e a terra passem nem um j que na verdade é a letra yud do alfabeto hebraico ou um til que na verdade é um traço , se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido .

        A pegunta é , se Jesus ele cumpriu tudo porque o céu e a terra não passou ?

        Vamos analisar , a palavra destruir no grego é ,  ( καταλυσαι ) , katalisai  quer dizer anular , abolir , destruir , desfazer , revogar etc ,  enquanto que cumprir é (πληρωσαι ) , plerosai  quer dizer completar , acrescentar , aperfeiçoar , plenificar , etc .

        Jesus ele em momento algum foi contra a Torah , ele a amava porque sabia que essa era a palavra verdadeira de seu Pai , e que ele não pôde suportar , foi o fardo e jugo pesado colocado pelos ( parushim )e os ( tzeduquim ) , faizeus e saduceus . Jesus amava a palavra de Adonai , ele mesmo disse , Jo 5.39 “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam “  .   E que escritura era essa , se até então o Novo Testamento ainda não havia sido escrito ? Obviamente que ele fala da Lei , Profetas e Salmos .

        A verdade é que querendo ou não toda a teologia que nós temos hoje em mãos  de um modo geral é  fruto de um pensamento Greco-Romano , carregada de ensinamentos anti-semita , de um pensamento tedencioso e equivocado . Os chamados Pais da Igreja , muitos dos quais carregados de sentimentos anti-semitas , acabaram desenvolvendo muitas correntes teológicas equivocada , e isso resultou no distanciamento da Igreja com Israel , quando na verdade o apostolo Paulo diz em Rm 11 , que nós não substituímos Israel mas fomos enxertados nessa figueira e feito participante da raiz e da seiva da oliveira . O conceito de a Igreja como sendo o Israel de D´us foi algo equivocado pelos pais da Igreja vejamos:


Relembrando um pouco da História da Igreja


   Mas, Por que então a Igreja gentílica se separou de Israel e

de seu contexto original?


No ano 70 d.C. Tito incendeia O Templo, Jerusalém e

decreta a expulsão dos judeus da Judéia.

No ano 115 d.C.Inácio de Antioquia declarou que o gentio

cristão deveria se opor ao judeu não crente

No ano 132 d.C. Rabino Akiva declara ser Bar Kochba o

Messias de Israel. Fato importante para a separação Ig.xIs.

No ano 135d.C. o Imperador Adriano muda o nome de

Israel para Palestina e Jerusalém para Aelia Captolina

( Capital do Sol)_

312d.C. Constantino declara a Religião Cristã como sendo do Estado

313 d.C. Justino declarou: Somos o Israel de D’us (Dial.11,5;cf.100,)

Inicia-se o processo da Teologia da “Substituição”

313d.C.Édito de Milão que coloca as sinagogas fora da lei

323/5 d.C. I Concílio de Nicéia ( credo, separação de Israel,

e dos judeus messiânicos, Bispo

Marcião é contra os símbolos judaicos e o Bispo Crisóstomo

escreveu sermões, nos quais acusa os judeus de Deicídio.

416 d.C. Papa Inocêncio publica que devia guardar e jejuar

no domingo

431 d.C. Introdução do Culto a Maria –Conc. De Efeso

538 d.C. Concílio de Orleans reforça a guarda do domingo

590 d.C. Papa Gregório qualifica de anti-Cristo aquele que

ensinasse a guarda do sábado

787 d.C. Veneração das imagens – II Conc. de Nicéia




Devemos entender que Jesus de maneira alguma ele poderia derrubar ou ser contra , a peça central da fé e da cultura do povo de Israel .

 Os pais de Jesus foram freqüentadores assíduos do Templo , devotos a palavra de D´us , observantes da Lei de Moisés , e como bons pais ensinaram e educaram a Jesus dentro de um contexto judaico , não tem como ver e entender Jesus fora de seu contexto judaico . Na verdade Jesus ele era judeu , viveu como judeu , comeu como judeu , respeitou boa parte do Judaísmo de sua época quanto a expectativa do Messias . O Messias esperado por Israel foi um judeu ele não poderia vir de outra nação ou povo ,  tinha que ser judeu e viver como judeu , do contrário não poderia ser o Messias . Os seus apóstolos eram todos sem exeções judeus , viviam como judeu , respeitavam a Lei de Moisés , se reuniam em todos os Shabat para aprender a Lei e os Profetas , observavam as leis alimentares , a prática da circuncisão , continuaram a fazer suas orações no templo conforme Jo 3 .

As escrituras é bem clara quando fala sobre esses assuntos , devemos analisar a escrituras com cuidado para não acabarmos comprometendo a nossa fé .

Há um porém , os gentios eles não precisam carregar um fardo pesado , como o povo de Israel , em Atos 15.20,21 diz  Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.  Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas .

Em Rm 7.12 , diz : E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.



A finalidade desse conceito , não é judaizar a igreja se fosse o caso essa sim já estaria judaizada muito tempo quando guardasse a lei do dízimo , que quase não é citado no NT , mas dão-se grande ênfase . Mas  é para entendermos que ainda existe um Israel e existe uma Igreja , ambos formam a família de D´us , que existe uma Lei que não foi suplantada e nem tão pouco abolida .

Jesus voltará para buscar um Igreja lavada e remida no sangue do cordeiro , e não uma Igreja com mácula , com ruga e carrapicho  .

È tempo de voltarmos as raízes da Igreja do 1º século . Que possamos dizer :

Baruch Haba BeShem Adonai!!!


Autor : Luciano Reis

2 comentários:

CHICO MENDES CE = FMBADU 97,5 disse...

Luciano Reis.
FICO ALEGRE DE VER PESSOAS COMO VOCÊ, VINDO DE PÚBLICO FALAR VERDADEIRAMENTE,O QUE NOSSO MESTRE YESHUA PREGAVA. MAS FICO TRISTE POR OUTRO LADO EM VER TAMBÉM PESSOAS COM O MESMO PENSAMENTO,PERTENCENDO A DENOMINAÇÕES RELIGIOSAS E NÃO A SUA ORIGEM.
GOSTARIA MUITO DE VER ESSE BLOG FALANDO DESTE ASSUNTO.
PARABÉNS PELO BLOG E DESDE JÁ VOCÊ GANHOU UM LEITOR, FICA COM O ETERNO.
FRANCISCO MENDES BADÚ

CONSELHO EST. DE APOIO À CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO disse...

no blogge do conselho estadual de apoio a cidadania e participação estarei divulgando o seu blogger

Postar um comentário